cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

sábado, fevereiro 23, 2008

Astérix nos Jogos Olímpicos : : "Ridendo docet mores"



Images´source : www.asterix.com


IAM: Vaca Galo, ma chère, saí há pouco do cinema, pois fui ver Astérix nos Jogos Olímpicos de Frédéric Forestier, Thomas Langmann, com Clovis Cornillac, Gérard Depardieu e last, but not least, Alain Delon.

Vou frisar, muito telegraficamente, alguns pontos:

(a) Apesar de ser uma comédia ligeira e despretenciosa, é mais uma prova de que a geração de Alain Delon produziu espécie de mens, como a quiduxa diz, que hoje rareiam. Então, ouvi-lo a dizer: "Avé César", "César est Beau" e "Avé moi", apesar de uma paródia, é quase um repto a esta nova geração de actores que, quais imberbes Brad Pitts, facilmente, sucumbem perante o charme de homens que mantiveram uma presença inigualável.
É , de facto, verdade o que Alain Delon diz enquanto César: "César não envelhece, amadurece"; "os cabelos de César não são brancos, são iluminados"!


Images´source : www.asterix.com
(b) Quando éramos crianças e adolescentes e a Mãe dizia: "Aquele rapaz do meu tempo" e nós, impertinentes, respondíamos: "Rapaz não-velho!". Como a Justiça Divina É Implacável e o tempo passa por todos nós! Hoje, perante a descendência, damos por nós a dizer: "Aquele rapaz do meu tempo...", logo corrigidas: "ó Mãe, ó Tia, não é rapaz-é um velho!" Pois, hoje, as descendências secundária e terciária renderam-se, ambas, ao charme de um rapaz do tempo da Avó!


Images´source : www.asterix.com

(c) Nos Jogos Olímpicos retratados neste filme, apenas participam Roma (parte da actual Itália), a Grécia, a Hispania (parte da actual Espanha), a Germania ( a actual Alemanha), o Egipto e a Gália (parte da actual França). E a Lusitânia? Rien du tout, complètement oubliée- valha-nos, também, a aversão dos franceses à Inglaterra e a não presença dos bretões, para não nos sentirmos tão down!

(d) Que sorte têm estas gerações de poderem vislumbrar, para além dos livros, estes seus heróis em suportes audiovisuais, podendo reter uma memória visual que os acompanhará durante toda a sua vida, crucial para a identificação de certas épocas e seus costumes. Este foi um dos maravilhosos legados destas magníficas criações de René Goscinny e Albert Uderzo- as suas personagens e os seus livros, resultantes de uma criatividade palpitante e de um sublime humor auto-irónico, mas, também, de um árduo trabalho de investigação, permitiram a várias gerações sonhar e entusiasmar-se com histórias da História. É caso para se dizer: "Ridendo docet mores"

Sem comentários: