cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

segunda-feira, julho 30, 2007

Belita, o seu primo tantan Nero foi absolvido pelos intelectuais italianos...



VG: Ó Belita, eu sei que já tínhamos todos ido de férias, mas não resisto, até porque é uma boa notícia! Estava aqui a ler o jornal Expresso deste último sábado e descobri uma pérola: uma notícia na página 32 do caderno principal intitulada "Roma volta a julgar Nero e Tibério". Fantástico, Belita! Parece que o passado do seu antepassado, juntamente com Tibério, foi julgado por um bando de intelectuais italianos (não sei se de direita se de esquerda, se bem que em Itália deve valer o mesmo pressuposto que em Portugal: que só a esquerda tem intelectuais!), que constituía o júri do evento, e por 1200 espectadores. Parece que o seu primo alucinado foi absolvido pelos intelectuais e condenado pelo público pelo crime de ter mandado incendiar Roma. O título da notícia poderia ser: "Nero: acusado pelo vulgo ignorante, mas ilibado pela intelectualidade iluminada, mas não incendiária". Apesar de ter 4 queixas contra si (contra o louco alucinado, não contra si, Belita), a criatura inflamada, mas não inflamável, foi perdoada pelo júri pela imaturidade dos seus 17 anitos, quando da sua proclamação como imperador. Coitadito do cachopo, advogaram que ele "vivia num mundo infantil"... Olhe se desse a todos os nossos governantes que vivem num mundo infantil e que gostam muito de jogar ao Monopólio e ao Jogo da Glória para incendiar Lisboa! Credo, adio, adieu, aufiderzen, goodbye...Como dizia o José Cidra! E o mais engraçado é que, se fossem julgados num tribunal igual ao italiano (já o nosso Obelix dizia: "estes romanos são loucos!"), o resultado seria o mesmo: seriam condenados em massa pela população e ilibados em jeito de traça pelos intelectuais (de esquerda ou de direita, conforme de quem se tratasse- ah, mas já me esquecia- em Portugal só existem intelectuais de esquerda! Quando Deus Distribuiu a intelectualidade em Portugal Virou-se para a esquerda e disse: a vocês o intelecto; depois, Virou-se para a direita e Postulou: a vocês o silêncio, que se vai cantar o fado! )
Por outro lado, veja, agora tudo faz sentido- daí o elogio e a admiração do Eduardo Finta, arre abóbora, Pinta as Torres, ao e pelo seu passadíssimo primo. É que o Eduardo é muito trendy, está sempre a par das últimas tendências da moda intelectual.
Nós por cá, também poderíamos ter um tribunal desses relativo aos nossos anti-heróis pretéritos, mas em versão televisiva para ter mais impacto e para satisfazer o nosso Eduardinho Finta, ai, ai, Pinta as Torres, que gosta tanto de ver "o circo a pegar fogo"- em vez dos Grandes Portugueses poder-se-ia chamar: O Tribunal do Canto Azul do Ofício. A querida Maria Alisa ia gostar muito de apresentar o programa.


E digo-lhe mais- sabe quem fez de Nero no Quo Vadis (que é como quem diz : quem és tu, donde vens e para onde vais, estrangeiro alado? (esta é a tradução literal, imaginem a parafrásica!!!) foi um inglês descendente de russos: o Sir Peter Ustinov que, nascido em Londres a 16 de Abril de 1921, se gabava de ter sangue suíço, etíope, italiano e francês, à excepção de inglês. Bem, ele seria agora um hit parade lá pelas hordas bombistas anti-ocidentais!


Lá está você com o seu karma, a Martello sem foice cujo antepassado inflamatório foi representado num filme de Hollywood por um russo! Niet é uma ironia do destino? Perestroika!
E há mais: sabe quais eram os nomes dos assessores da criatura imperial pirómana? Burro e Séneca! Ora tome, sua deslumbrada!
Mas tenho de reconhecer- que os seus primos antepassados estavam sempre na crista da onda ou da chama, conforme as perspectivas, do Império Romano, lá isso estavam! Já o outro- o Metello de Simber, ou Timber (será também o antepassado dos donos da Timberpand?)- ajudou a assassinar Júlio César. Sim senhora, que antepassados tão bonzinhos que você tem, umas criaturas muito pacíficas e lúcidas, sim senhora!

Sem comentários: