cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

terça-feira, julho 24, 2007

Apenas isto tenho para lhe dizer...


Armas da Região Autónoma dos Açores
IM: Olhe, para lhe responder vou recorrer a duas citações:
(a) uma de Camões: "Por tanto amar a minha pátria, não me contentei em viver nela, mas morrer com ela", dita em 1580, quando da perda da independência de Portugal em benefício de Castela. Foi também em 1580 que Camões faleceu, já velho e vivendo na miséria, porque este país não soube honrar em vida o seu grande génio. Todavia, no meu caso, como ainda me posso considerar "jovem", gosto muito de viver e admiro a garra e o salero de nuestros hermanos (principalmente dos andaluzes e dos catalães), que conquistaram um lugar ao sol nesta "aldeia global" muito eficaz e inteligentemente, e como sou muito pós-moderna e aprecio muito a filosofia do carpe diem (Akuna Matata em Swaili), e estou cada vez mais tubista como sua Leviandade, actualizaria esta citação, que assim ficaria: "Por tanto amar a minha pátria, não me contentei em viver nela, mas fugir dela".
(b) Outra de Ciprião de Figueiredo "... As couzas que padecem os moradores desse afligido reyno, bastarão para vos desenganar que os que estão fora desse pezado jugo, quererião antes morrer livres, que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho ... porque um morrer bem é viver perpetuamente".
Esta subscrevo-a integralmente, pois ainda que não tendo nascido numa ilha, nem numa península (o vocábulo ilha provém do Lat. insulam e o prefixo pen (não se ponha com ideias concretas, Vaga Galo) provém do Lat. paene, que significava quase), preconizo que somos todos como ilhotas, uns mais pequenos que outros, uns mais propensos à anexação e assimilação que outros...Só posso acrescentar que nunca tive inclinação para a alucinação ou para a ingestão de locoweeds.
""A divisa Antes morrer livres que em paz sujeitos" é retirada de uma carta escrita a 13 de Fevereiro de 1582 por Ciprião de Figueiredo, então corregedor dos Açores e grande apoiante de D. António I, Prior do Crato, ao rei Filipe II de Castela recusando-lhe a sujeição da ilha Terceira em troca de mercês várias. Em resposta à proposta de Filipe II, Ciprião de Figueiredo diz:
Antes de ser adoptada pelo parlamento açoriano como divisa da Região Autónoma dos Açores, a frase já era utilizada como moto das diversas unidades militares que ao longo dos últimos três séculos estiveram aquarteladas no Castelo de S. João Baptista do Monte Brasil, em Angra do Heroísmo.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasão_de_armas_dos_Açores"

Sem comentários: