cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

quarta-feira, novembro 30, 2011

:) histórias de desencantar :)

...estou a ouvir, ao longe, uma entrevista na RTP2 a uma senhora de S. Vicente- Celina Pereira- (das classes altas, pois toda a gente sabe que, em Cabo Verde, há uma hierarquização sociocultural e socioeconómica muito vincada e distinta, até de acordo com qual das ilhas se é auctótone, para não falar no tom de pele...e a Sra D. Celina é muito clara e logo de olhos bem verdes, o que, lá, faz uma diferença substancial, principalmente, se se tiver como ascendente(s) algum(ns) Inglês (eses) ou Holandês(eses) ...:)... sendo sobrinha do 1º Presidente da República desta ex-colónia conta que, em jovem, veio estudar para Portugal para o Magistério Primário de Viseu (onde a minha Mãe e Tia tb completaram os seus cursos...:), durante o Estado Novo, estadia na qual diz que, apesar de ser, pela primeira vez, apelidada de "a preta", foi muito bem acolhida e aprendeu imenso tanto em termos pedagógicos, durante o seu curso, assim como com o convívio com todas as suas colegas, entre as quais uma Moçambicana...mais tarde, já em Cabo Verde, creio, afirma que deixou de dar aulas, pois deixou de lhe apetecer, pois queria fazer outras coisas- cantar, fazer rádio e que o Pai aceitou e lá foi ela cumprir os seus sonhos...em 1970, na então Metrópole, fez um exame na TAP como hospedeira e foi prontamente aceite, desempenhando tal função na companhia Portuguesa durante 27 anos, até que se fartou, revelando que foi uma experiência fantástica na sua vida, pois foi contactando com várias culturas e pôde ir distribuindo os seus discos por esse mundo fora...mas, depois remata :) "eu sou uma ex-colonizada a quem o colonizador nada ensinou...os fantasmas do espírito colonial estão muito presentes, a pressão ainda é muito sentida"...fiquei confusa :) mas, afinal, quem lhe permitiu frequentar e concluir o Magistério Primário? quem é que lhe permitiu viajar pelo mundo inteiro? foi o tal regime marxista que o seu Tio fundou?...hum...então, em que é que ficamos? aprendeu, desaprendeu, teve oportunidades, não teve? é que, minha senhora, tomaram muitos dos jovens, trintões, quarentões e cinquentões, igual ou superiormente qualificados, terem, hoje,  em Portugal, as suas oportunidades curriculares e profissionais, sejam de que cor forem, dadas as taxas de desemprego- muitos de nós já nem pediríamos algum trabalho que fosse de encontro aos nossos sonhos, bastava termos um que nos ajudasse a sair do desemprego, percebe???!!!!...
...olhe quanto a isso da "preta", não se apoquente nem requente, até porque os negros mais descomplexados que conheço sempre gostaram que alguém os chamasse assim, mas tb lhe digo, eu própria, na minha primeira exposição pública de arte urbana, no pequeno discurso que fiz na apresentação da colecção multitasking, disse mais ou menos isto :) " dedico estas peças à minha Terra Natal, pois a minha alma é negra..."-os presentes iam tendo um treco, pois pensavam que eu estava a afirmar que era das trevas e eu tive de refazer a afirmação :) "quero dizer, sou negra, pois sou Africana (Moçambicana :) de nascença e parte de mim é-o e sempre o será, mas sou e sempre serei do lado do Bem e da Luz..."...mas, olhe, deixe estar que, tendencialmente, esta gente que só daqui saiu para a República Dominicana e Brasil e já acha que conhece o mundo,  orienta-se sempre por estereótipos de superpermercado- por ex., acham que a tinta loira nos (a)tinge os neurónios e os olhos verdes são sempre traiçoeiros, enquanto os castanhos são leais e os azuis ciumentos (ai! tantos olhos castanhos que já encontrei de uma deslealdade e maldade aviltantes, se bem que tb já os encontrei verdes azulados que juntavam ambas as características...!!!...:)...eu, que adoro análises quantitativas, até gostaria de saber qual é a cor predominante dos olhos dos agressores domésticos e/ou dos psicopatas nacionais- aí sim, já se poderia almejar falar numa tendência e, mesmo assim, tinha de se ter em conta que a predominância natural na população nacional são os olhos castanhos, ainda que nos países nórdicos sejam os azuis e/ou verdes, logo, para se chegar a conclusões ter-se-iam de fazer vários estudos comparativos tendo em conta esses details que não o são de tudo, agora quanto à análise da massa encefálica e dos m.o., essa não engana, tem é de ser metódica para acompanhar o ritmo dos tãtãs- um dia, caem sempre... 
...há um autor que defende que quanto mais complexa uma sociedade é, mais necessidade se tem de recorrer a estereótipos na identificação dos interlocutores (pode-se falar em tendências, agora, lugares comuns assentes em generalizações deterministas de senso comum, ainda por cima actualizadas por mentes que se gabam da sua intelectualidade, pleaaaase...:)...aliás os estereótipos são sempre et toujours redutores e injustos e frutos da ignorância que até faz muita inteligência da Farinha Amparo confundir acumulação de conhecimentos com Sabedoria... 



Black Coffee inspired on Himba tribe garments

...mas dizia eu, quanto a essa questão de "a preta", não se apoquente, pois tb milhares de Filhos de "retornados" (quantos só exilados políticos, pois lá nasceram e não retornaram a algo que fosse, pois nem sequer cá tinham posto os pés anteriormente...:), de todas as cores, quando da descolonização, até eram bem discriminados nalgumas Escolas por Professores marxistas (não foi o meu caso, mas sei de muitos...:) e, por extensão, pelos colegas malvados que viam ali um reforço às pulsões discriminatórias patrocinadas pela má educação transmitida pelos Pais/Mães/Avós( Periquitos...:), até pelo sotaque e, no caso dos Moçambicanos, que ainda conseguiram trazer um carro, pelo volante à direita- os apupos até nos transportes públicos eram frequentes...é a universal natureza desumana...para além de que muitos vieram sem absolutamente algo que fosse e até sobre cartões, em tendas e em miseráveis roullotes em parques de campismo



transformados em ghettos dormiram com filhos pequeninos, com fome e muito frio (tb não foi a minha experiência nem a da minha Família, apesar de termos tb passado por muitos maus bocados a todos os níveis, mas tb sei de muitos casos...:)...e quantos a própria Família não discriminou e tiveram de se "virar" sozinhos, apelidados dos "exploradores de pretos" por gente tão básica e ignorante que nem fazia a mínima ideia de como Angola e Moçambique estavam muito mais desenvolvidas a todos os níveis (incluído o da mentalidade dominante assim mais para o cosmopolita...:) do que a Metrópole...!!!!!...quanto à Guiné, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde não me pronuncio, apenas posso dizer que, pelo que se tem visto, a pós-independência tb levou ao poder elites corruptas, plutocratas que exploram os seus conterrâneos até ao tutano, vivendo num luxo obsceno enquanto as populações vivem na miséria...daí que seja frequente muita gente retornar à sua terra natal- por ex. Moçambique- e ouvir das velhas gerações, não aquelas que foram lavadas ao cérebro com pataquadas marxistas, que adoravam que voltássemos, pois, naquele tempo, viviam tão bem e não eram submetidos a um tipo de nova escravatura ignóbil...a ingenuidade destas pobres populações é que é comovente, já a falsa humildade de quem não a tem claramente nem me move, quanto mais me comove...

...tb refere que escolheu o Magistério Primário para ajudar os seus irmãos a cá tirarem os seus cursos superiores e desistiu de leccionar porque andava 10 km para chegar à Escola- olhe, Sra D. Celina, a minha Tia, que tem, hoje, 89 anos ou mais, andava mais kms e em zonas inóspitas, perto da Serra da Estrela, e tb contribuía para ajudar os seus Pais a suportarem os estudos dos irmãos, como quase toda a gente que o podia fazer na altura...mas a minha Tia não se podia dar ao luxo de desistir, como a Sra D. Celina, até porque leccionar era o seu sonho (creio eu...:) e fê-lo durante mais de 50 anos...ah! a minha Avó Paterna tb era Professora do Ensino Primário e tb o fazia e a minha Mãe, em Moçambique, numa Escola de uma vila no mato, dava aulas de manhã à noite a Crianças de todas as cores,  entre as quais as minhas irmãs (eu não, pois era ainda muito pequenina, mas engraçado porque fiz a 1ª classe na Beira, na Escola Primária D, Filipa de Lencastre e a minha Querida Professora era Grega de naturalidade (o que, para mim, Se Revela Um Sinal...:), tratando-os com o mesmo Carinho e Humanidade (adoravam-na! :) e via-a, de facto, chorar e 


Julianne Moore by Peter Lindbergh for Harper's Bazaar US May 2008
muito não pelo calor, como a Sra D. Celina chorou pelo frio em Viseu, mas pelo facto de podermos ser todos chacinados pelas catanas e/ou metralhadoras da FRELIMO e, na Ponte Aérea, por termos tido de aterrar no aeroporto de Luanda e com receio que fosse esse o nosso fim; tb a vi chorar quando cá chegámos sem nada (embora os meus Pais tivessem tido o "privilégio" de trazer alguns móveis e bens adstritos a Fortes Laços Afectivos...:) , assim como milhares de Portugueses na mesma situação que cá ficaram na miséria, uns recomeçando do 0, outros, despedindo-se da Vida com o desgosto (olhe, conheci um oficial miliciano dos Comandos, o Sr. Carlos Quintas, que, velhinho morreu a viver numa carcaça de um automóvel, simplesmente porque, como me informaram, os milicianos não tinham direito a pensão...repare :) alguém que se predispôs, voluntariamente, a defender Vidas Inocentes, o que não é para todos, melhor, é para muito poucos, convenhamos...como tal, não vejo na sua história tragédia comparável, se me permite a frontalidade um pouco pulvilhada por indignação face a uma apócrifa e até revoltante vitimização, perante os Exempla citados...

Manfredi Bellati Maggio
...tb ficaria encantada em saber se o seu Tio, um homem que diz ter sido tão humano, ficou revoltado com o facto de os soldados Portugueses negros Guineenses que combateram na Guerra Colonial terem sido todos fuzilados pelo PAIGC...."ou somos todos iguais mas uns são mais iguais do que outros", de acordo com a lógica stalinista tão bem descrita por George Orwell???!!!!...olhe, por falar nisso, hoje :) Filha de Estaline morreu aos 85 anos ...Esses É Que São, de facto, Karmas Pesados!!!- ainda bem que a Sra D. Celina foi uma privilegiada! dê Graças a Deus e tenha Gratidão por quem lhe permitiu ter a Vida tão rica em todos os sentidos que diz ter tido! Halleluja! como tal, Sra D. Celina, será óptimo canalizar os choradinhos para as mornas...

PP :) by the way, como Africana de naturalidade e Alma, acho os seus looks o máximo! africanidade que alguns de seus conterrâneos, certa vez, na Faculdade onde me encontro a acabar o Doutoramento e onde completei a Licenciatura, que auferiam de bolsas, pelo menos, os que conheci, mas que provinham de classes socioeconómicas autóctones altas, (excepto um Moçambicano que até teve um fim trágico....:)...mas dizia eu, seus conterrâneos que puseram em causa o facto de eu poder ser considerada Africana, de forma indelicada e rude, por eu ser branca! como vê, o racismo e a estupidez natural humana tb são universais...apre, Saravá!


Sem comentários: