cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

quinta-feira, novembro 24, 2011

:) apresentação da obra de Pedro Nunes, hoje, na FNAC :)

...foi um sucesso a apresentação da obra Santos, Demónios e Pecadores, hoje,  na Fnac do Colombo
Pearl Books
 (cultura.fnac.pt/Agenda/fnac-lisboa/fnac-colombo/2011/11/2/santos-demonios-e-pecadores...:)! em 15 dias, esta obra vendeu 200 exemplares, o que é obra para o 1º livro de um autor, baseado na sua 1ª tese de Mestrado (acrescenta-se que tb é Licenciado e Pós-Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, Licenciado, Mestre e Doutorando em Canto, cantor lírico e Presidente da Associação Vox Angelis...:)! tese orientada pelo malogrado Professor Doutor Luiz Kruz, um consagrado medievalista Português,  então, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa... até porque a temática, ainda que contextualizada na Idade Média, não está desconectada da realidade quotidiana moderna ou pós-moderna, muito pelo contrário, dado que, como disse um do especialistas (amanhã postarei o seu nome...:), invocando o exemplo de Madre Teresa de Calcutá, a santidade é uma dimensão que se pode tentar alcançar quotidianamente, optando pelo Bem e renegando o mal, i.e., é um conceito intemporal que constitui uma contenda diária contra o egoísmo...
...à apresentação desta obra seguiu-se outra sobre santos Portugueses (cujo nome do autor tb postarei, aqui...:), muitos deles que partiram para Lá em solos além-fronteiras (daí Santo António ser Português, mas os Italianos quererem dá-lo como patrício, dado que lá pereceu...:)...o que interessa o possessivo que, no fundo, contraria, O Exemplo e a Mensagem Legados? nada...
...pena que o Senhor Cônsul Aristides de Sousa Mendes não seja canonizado e não estarem os seus restos mortais no Panteão Nacional, pois salvou milhares de Vidas, contrariamente a outros cujo sonho era ceifá-las e que se revelam santos de pau mesmo oco (a meu ver, claro, que, neste caso particular, tenho uma opinião fundamentada num observação clínica do herdeiro e do olhar do Patriarca, que é como o algodão não engana (não, há uns que enganam e põem as persianas, mas há sempre um segundito em que as sobem- é só ter Paciência e esperar por ele...:)





igreja de S. Francisco Xavier em Amesterdão, denominada De Krijtberg). photo e info :) Nesta hora
...que prova maior de Santidade, de Sublime
Descentração e Amor pelo Próximo pode existir do que o Exemplo do Senhor Cônsul?




Tim Walker
...esta obra revela-se como actualíssima, não só porque estamos numa mudança de Era que apela a uma profunda  transmutação da humanidade na relação consigo própria e com a Natureza, caso contrário, caput e não pensem os poderosos que se safam de catástrofes que até dinossauros mataram...como pelo facto de, pela História das Mentalidades, se constatar que há muitos legados estereotipados medievais, hoje, reciclados noutras formas, mas com o mesmo conteúdo, como por exemplo, a visão da Mulher (principalmente daquelas que fogem ao papel que lhes querem à força reservar pela forma que teimam colar ao conteúdo que lhes interessa, por projecção em espelho das suas próprias frustrações ou desejos recalcados, que vai dar no mesmo...:) como fonte de pecado, tendo, 
Tim Walker
tantas vezes, de se masculinizar ou low profilizar para ser aceite num universo preponderantemente masculino...enfim, nada de novo, pois no La Rumeur d´Orléans Edgar Morin explicita bem como é que os estereótipos conduzem a mitos urbanos totalmente falsos, injustos e ressabiados em prol da libido própria de quem os enuncia ou propaga (um cliché tão grande que até dá vontade de rir face à ignorância e brutalidade mental ...:)


PP 1:) só fiquei zangada com o autor (não com Edgar Morin, pois já se foi e eu ainda não comunico com o Além (reparem bem :) eu disse :) ainda...:))), mas com Pedro Nunes, por só me avisar, ontem, da sessão de lançamento, senão tinha feito o buzzzzzzzzzzzzzzzz marketing do lançamento a priori, mas a simplicidade de quem tem vero talento e Sabedoria fá-lo, por vezes, não acreditar no marketing viral e no grande intertexto entre todas as convencionadas segmentações culturais - grrrrrrrrrrrrrrrrrr!
Tim Walker

PP2 :) as palavras de Madre Teresa de Calcutá enunciadas no seguinte vídeo vão ao cerne da questão- e eu a pensar que a mediocridade era particularmente lusa...ora essa!!!, é universal, como universal é a natureza humana, um verdadeiro cliché entediante, salvo raras e digníssimas excepções! quase ninguém consegue esperar dos outros o que nunca poderá alguma vez sentir e/ou dar, na maioria dos casos, só consegue projectar, em espelho, no ser e nos espaços simbólicos alheios, os seus próprios m.o.s vivenciais, essa é que é essa!



Sem comentários: