cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

domingo, novembro 27, 2011

:) apesar de não apreciar muito o fado :)

...congratulo-me pelo facto de o fado ter sido eleito como património imaterial global...gosto só de alguns temas, devido aos poemas maravilhosos que os sustentam- este- o da Canção do Mar- é um deles...
...não sei, tenho com esta estranha forma de cantar uma relação algo distante e até de um certo repúdio, dado que a associo ao momento em que vi a estação de Sta. Apolónia pela 1º vez ( depois de sairmos do aeroporto da Portela,  quando da Ponte Aérea:), em direcção ao norte, às músicas de intervenção marxistas que, desde então, passei a ouvir naqueles momentos de suspensão da emissão da RTP 1 e 2, que me arrepiavam toda e me relembravam não só o hino da FRELIMO (há ali uma relação similar entre as notas e as palavras cruas, ainda que os idiomais se dintingam, há uma violência contida que me afasta...:)... como me faziam aperceber que tinha sido desenraizada, afastada da terra que me vira nascer e Amava e dos Fortes Laços Afectivos que lá deixava...logo eu que gosto tanto de gaivotas, detesto aquela :) "uma gaivota voava voava...", para já não falar no "Grândola Vila Morena" que me dá vontade de "fugir a 7 pés", para não dizer regurgitar...são registos distintos, mas nas minhas memórias estão todos juntos, todos me dão arrepios...só fui uma vez a uma casa de fados e abominei...
...mas uma coisa é o juízo de gosto, tantas vezes, associado a emoções pavlovianas, outra bem diferente é o juízo crítico e tenho de reconhecer qualidade, quando a perscruto, mesmo em registos que não aprecio, seja em que área for- tento ter a mesma atitude em todos os campos da existência- posso não gostar particularmente de alguém, mas se o seu trabalho for bom reconheço-o, ainda que, por vezes, seja mais difícil de o fazer, pois tb não posso deixar de reafirmar que julgo que o carácter de cada qual, ainda que cada um de nós desempenhe vários papéis na Vida (de Pai/Mãe/Filho(a)/Amigo(a)/Homem/Mulher/ Trabalhador/ Desempregado/...:), 

Roberto Capucci, Art into Fashion
esse revela-se da mesma forma em qualquer dos contextos, ainda que os registos sejam, necessariamente, distintos... 


PP1 :) aprecio muito mais as novas tendências do fado- como a Gaivota, cantada por aquele grupo que vou ali ao youtube e já venho...



PP 2:) só espero que esta conquista não despolete mais um pólo de alienação colectiva como a vitória de Portugal face à Bósnia, na reciclagem dos 3 Fs :) Fama, Futebol, Folia, mais Fado e Frango (ainda digo galinha, geleira, tatá (só para Moçambicanos- certa vez, caí na asneira de assim me despedir de oficiais da FRELIMO na 1ª e última visita que fiz à Embaixada e iam-me fuzilando com o olhar (segundo eles, é uma palavra colonialista... ora que seja!, quero lá eu saber!!!...:), Fátima não Constitui, a meu ver, uma alienação, muito pelo contrário, se For Louvada com Vera Espiritualidade e não segundo a lógica das indulgências (no caso da apócrifa idolatria, qualquer Entidade se torna terráquea e logo batráquia...:)

Sem comentários: