cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

quarta-feira, novembro 28, 2007

O Marquês de Sade tinha a chave e o D. Juan, pelo que consta, era muito asseado...


Salvador Dalí, As Pure as Her Heart, 1969 (série de litografias sobre o Marquês de Sade)

IAM: Vaca Galo, como sempre, com trocadilhos espectacularizanto-viperinos, deve ser influência do Picareta! Ó mulher, não é D. João Porcalhão, é D. Juan, uma figura lendária, convertida em protagonista de várias obras literárias; nem Marquise sem Chave, mas Marquês de Sade, uma figura histórica, ele próprio um escritor e filósofo cujas obras amorais e imorais, plenas de violentíssimas descrições de práticas sexuais menos canónicas (daí provém a palavra sadismo), lhe valeram a perseguição tanto de Luís XVI (o marido de Maria Antonieta, que acabaria com ela na guilhotina), como do regime laico instaurado pela Revolução Francesa, bem como de Napoleão Bonaparte. Sade, essa figura tétrica cujo perfil demente não só entusiasmou Freud e os seus seguidores, como vários artistas plásticos, fundamentalmente a partir da eclosão do movimento surrealista, a que pertencia Dalí, que valorizava fundamentalmente o inconsciente e a psicanálise freudiana. De facto, o Salvador Dalí dedicou uma série de ilustrações a estas duas figuras, como também ao Tarot e outras temáticas. Olhe a imagem que vou aqui postar demonstra que nem todas as ilustrações de Dalí sobre o Marquês de Sade continham cenas escaldantes!
Apre, que a menina é mesmo inventivo-calcinadora, só lhe dá para a espectacularização banalizante!

Quanto a si, Sua Leviandade Suprema, faz muito bem em disseminar cosmo-galácticamente a sua campanha anti-cóco de cão no espaço público! Estou consigo, amigo!

Sem comentários: