cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

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segunda-feira, outubro 24, 2011

:) da irresponsabilidade não cívica ignóbil :)

....eu não disse que a Falsa Brigada da Falsa Moral e dos Bons Costumes iria arranjar bodes expiatórios, "sacudindo a água do capote", não assumindo responsabilidades por não ter sabido  proteger a vítima e branqueando actos ignóbeis, procurando noutro locus simbolicus as causas profundas??? pois, já está o processo de desresponsabilização individual e corporativa do costrume em curso...vergonhoso!


...então, uma Criança que era alvo de bullying há, pelo menos, um ano, pelos vistos, detectado por docentes, incluindo o seu sofrimento, não havia de  ser hiperactivo (termo que implica tantas situações, muitas vezes, confundido com ansiedade adstrita a estados depressivos, afirmando-se a instabilidade constante como um sintoma a ser tomado em conta...), ou revelar alguma outra mazela psicológica? vão-se humanizar!!!! a ignorância e a cobardia têm limites!!!! se fosse o vosso Filho já "cairia o Carmo e a Trindade"!...
...acabei de ver parte da análise de Hernâni Lopes e do Professor Paulo Sargento (PPS) no programa da Júlia Pinheiro (por favor, Júlia, houve ali uma sua hipótese revoltante, dado que se trata de uma Criança de 10 anos, só se fosse coagida a tal por um dos bullyers...:)- bem, só vou corroborar o que disse o PPS: a circunstância de o fato de surf que o Menino envergava ser simbólica e poder ser a chave de tudo isto (seria seu? ter-lho-ia emprestado/dado alguém? estaria o Menino sozinho em casa?...) duas meras hipóteses: (a) um Menino atormentado pelo pesadelo do bullying, que almejava poder ser livre e sentir-se integrado entre os seus colegas, como qualquer outra Criança que gostaria de cumprir os seus sonhos e poder socializar-se, sem ameaças e violência emocional por parte dos seus pares, e que, face ao desespero perante o que o aterrorizava, resolveu partir envergando o símbolo da sua libertação onírica; (b) um homicídio disfarçado de suicídio, que não anula de todo a responsabilização de toda a comunidade escolar, perpetrado por alguém que já o costumava aterrorizar, talvez até fingindo estar agora muito seu amigo, ganhando a confiança de uma Criança, já por si, carente de Afecto dos seus pares (sim, porque uma Criança/Adolescente pode ter todo o Afecto do mundo em casa, mas se for aterrorizada na Escola,  um dos elos sociais primários de socialização, a sua auto-estima vai por ali abaixo e torna-se um alvo fácil para maléficos, que se divertem com o sofrimento alheio ...agora, tudo dependerá das perícias...

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...este Menino tb foi vítima de algozes da mesma estirpe...alguém foi responsabilizado ou foi tudo como a catástrofe da Ponte de Entre-os-Rios, entr tantas outras, incluindo a do naufrágio colectivo, em prol de cobardes costumes que só passam a mão no pêlo a criminosos que deveriam estar dentro e que a culpa se dilui num todo que não se sabe bem o que é?

...análise do gráfico: somando tudo: bullyer(s) + seguidores do(s) bullyer(s) + apoiantes activos do(s) bullyer(s) + apoiantes passivos do(s) bullyer(s) + defensor(es) passivo(s) da vítima - agentes desconstrutores da dinâmica, tantas vezes, + assobiando para o alto (pelo detectado...:) - defensor(es) activo (s) (se é que o(s)/(a) houve neste caso...:) = desvantagem enorme da vítima, alvo de um linchamento emocional e/ou físico colectivo, neste caso uma Criança de 10 anos, que pôs termo à sua Vida pelo sofrimento por que passou pelas línguas  e mãos maléficas de algozes que o atormentavam- os seus colegas, pelos vistos, sem a comunidade Escolar agir comme il faudrait...
...o PPS disse que estranha, pois, ali, naquela zona, em Benfica, só habitam "cidadãos pacatos"....pois, mais uma vez os estereótipos superficiais a serem evocados que, tantas vezes, nos impedem de perscrutar a realidade...são normalmente esses "cidadãos pacatos" que actualizam cobardes dinâmicas (aliás, os maiores sociopatas e psicopatas  parecem muito pacatos- cumprimentam a vizinha e dão comida ao gato...:) - não foi em Benfica que uma senhora foi apunhalada, há uns tempos, em pleno dia, com a rua cheia e ninguém agiu em sua defesa??? tão pacatos!!!, que gente tão boa, angélica mesmo!!!!, aliás, disseminada por todo o país e seguindo à risca a regra dos 3 macacos, que só agem se tiverem nisso algum interesse, tantas vezes, venal...sim, porque se as lojas de penhores estão em alta, qualquer dia  (plim!:) tem uma ideia adstrita à esperteza saloia e cria um franchising para compra/vendas de consciências- olha, de testemunhas que não de Jeová...este é um terreno fértil para essa start up muito down for the elevator imploded...
PP :) engraçado isto dos gabinetes psicológicos das Crianças "especiais", onde incluem a hiperactividade, a dislexia,  a sobredotação (tantos génios desperdiçados por avaliações psicológicas erróneas, credo!- o que querem?- que os meninos-prodígio sejam como os medianos????!!!! é o que dá a cultura da mediocridade!!! opá, informem-se que, nos EUA, há tanta informação sobre esta temática e, aqui, podem sempre consultar o site  do Instituto da Inteligência Porto-Psicologia-Inteligencia Ejecutiva-Augusto Cury-Tom Peters ...sobredotação, tantas vezes, paradoxalmente, confundida com apatia, hiperactividade, loucura, bipolaridade, dupla personalidade, esquizofrenia e até com atraso mental (pois há sobredotados completamente introvertidos, que se desinteressam totalmente daquilo que já sabem,  e há-os que não são excelentes alunos pela mesma razão (olhem, por ex. Einstein...:), embora os haja tb com notas brilhantes...i.e., cada caso é um caso...)...i.e., "mentes brilhantes"  pejorativamente rotuladas pelo senso comum ou coisa que o valha, que mistura tudo na mesma sopa de pedra tipo "tudo ao molho e fé em Deus", pois o Português médio abomina a distinção individual, pois adora camuflar-se na mediania, e, num clima de competição darwinista, um(a) Criança/Adolescente realmente sobredotada até, por vezes, terá de tentar não sobressair muito, até perante os Professores...digo isto, porque, certa vez, fui a uma conferência em que entrevistei (para uma edição em que colaborei num jornal universitário, entevista que não chegou a ser publicada, saindo a edição plena de erros ortográficos em várias secções de iluminados, pois os meninos recusaram-se a que eu revisse os seus textos...lindo!...:)  um miúdo de 17 anos sobredotado e, perante a natural alegria e orgulho dos Pais, uma  Professora universitária, sentindo-se algo atingida no seu ego algo despótico disse-lhe: "sabe que eu tb tive 17 a tudo???!!!!"...pois, mas pelo que os Pais e ele me tinham revelado ele tinha 19 e 20s a tudo e era sobredotado, não era uma marrona... i.e., muitos, se não se escudarem no low profile, lá terão que aturar  a Brigada da Inveja Patológica, incluindo os Paizinhos dos comme ci comme ça que pensam que os seus sim, são génios, quando não passam de mentes medianas, pronto, paciência- a Natureza jamais é injusta, é matematicamente exacta! ...desperdícios de Vidas, de Talentos Inatos que detêm, regra geral, uma elevada hipersensibilidade, apesar de, hoje, se considerarem vários tipos de sobredotação (lógico-matemática,  criativa/artística, desportiva...:), contrariando o anterior paradigma dominante dogmático racionalista...sim, até porque há tb que distinguir QI (Quociente de Inteligência, em termos lógico-matemáticos:) de IE (Inteligência Emocional:) e de IE/P (Inteligência Espiritual/Perceptiva:), que se referem a competências distintas que podem estar ou não associadas num só ser...normalmente, a IE não é muito adstrita aos sobredotados, muito pelo contrário...é que há uma grande confusão na Língua Portuguesa entre ser-se inteligente e ser-se esperto, dois conceitos distintos que tb podem ou não estar associados...
...não será fácil deter-se competências que, desde muito pequenino, se sabe os outros não terem...deve assustar tanto os outros como o próprio... daí epítetos como o weird, o nerd, o esquisito, quando não o anormal, o que se for visto pela positiva, de facto, o prefixo de negação descreve alguém que foge à norma, que é a mediania...mas, garanto-vos que uma Criança não verá isso por essa perspectiva optimista...
...voltando à Escola onde leccionei, quando do meu estágio- tinha a tal turma do 8º e uma do 9º com 17 analfabetos funcionais, alguns com 17 anos ou mais (como estagiária, calhou-me a pior turma da Escola, logo, fiz, de imediato, a recruta (aliás, eu, desde há 11 anos para cá que estou numa recruta intensiva a vários níveis, que só me tem fortalecido, aliás, e aberto as pestanas que estavam  (quase:) coladas...:), o que não só me deu estaleca para estar à frente de uma turma de desnorteados, para usar um eufemismo, como para ver que não era aquela a minha vocação...certa vez, antes de começar a leccionar Os Lusíadas, perguntei-lhes quem sabia o que era a Renascença- respondeu-me um  :) "eu sei, stora, é a Rádio Renascença"...ainda queria a outra colega de História que eu deixasse de dar uma aula sobre a Obra do Poeta para passar o vídeo da Maria de Medeiros sobre o 25 de Abril...nem pó = ni penses pas! aliás, ficou-me com um pó que só visto!!!- numa das reuniões até quase se babou de ira revolucionário-despótico-tirânic...
...creio piamente que a Escola não tem o direito de politizar as Crianças e Adolescentes, nem num sentido nem noutro, pois, se para uns o 25 de Abril foi uma revolução exangue, para outros foi um golpe de estado militar cujas consequências envolveram e ainda, hoje, envolvem muito sangue vertido, nomeadamente, nas ex-colónias (e eu que tive de aturar a circunstância de na ex-Escola da minha Filha fazerem com que ela cantasse a "Gandula Villa Piquena, terra da Promiscuidade, o Polvo é quem mais ordenha...", ao mesmo tempo que as tais orações apócrifas com passarinhos e florzinhas tipo Padre Borga (se regressassem à Música Sacra (a ortodoxa, então, é Sublime! ou, pelo menos, inovassem pelo Gospel...:), mas ainda mais light- mal chegava a casa, desconstruía-lhe "as história da carochinha"; assim como lhe ensinava e ensino que o Dever Supremo de um Cristão/Cristã é de aplicar, quotidianamente, Os Sublimes Princípios que Defende e nunca, jamais, em tempo algum só reservá-los para momentos cerimoniais, assim como não se deixar deslumbrar com a matéria como eu vi as tais pedagogas de polichinelo fazerem- que se saiba, Jesus nunca conduziu um SUV nem um Lamborghini (é assim que se escreve? mesmo que não seja, assim fica, é tão só uma lata rolante, os únicos ícones automobilísticos que guardo como simbólicos são os jeeps antigos Land Rover, as carrinhas hippies e os carochas Wolkswagen (=carro do povo (é melhor não dizer a origem psicopática, pois foi o Hitler que esteve implicado no seu lançamento e esse pormenor arrenego (sai pr´a lá monstro!!!...:)...mas, voltando ao Divino Sublime, Jesus andava de burro (que é um dos animais mais pedagógicos, creio que segundo Piaget...:) e quando Voltar garanto que Andará a pé e/ou de bicicleta...
... mas dizia eu, uma instituição escolar tem o Dever de ser isenta em qualquer área, nomeadamente na História de Portugal mais remota ou mais recente...:)...ora,  voltando à Escola Básica onde leccionei, acontece que, um dia, depois de eu fazer um teste sobre o Auto da Barca do Inferno (muitos dos irresponsáveis ignóbeis que querem "sacudir a água do capote" neste caso, enquadram-se bem na figura do Fidalgo ("Filho de algo", de alguém importante ou então, num país de novos-ricos damaso salcedianos, Filho e devoto de algo- do dinheiro e da matéria...:), pensando que a sua arrogância e irresponsabilidade anímica adstritas lhes comprarão, em regime de indulgência, no Céu, a mesma cadeira alta e privilégios muito chiques de que desfrutavam na terra...ilusões de paupérrimos de espírito...daí que tenham, não raro, um medo da própria morte que se pelam...por que será que tantos laicos se convertem no momento da Partida????? e por que será que os/as falsas beatas tb partilham desse pavor???...:)...bem, quando da correcção do teste, deparei-me com uma resposta de uma aluna- a S.- que indicava como um dos adereços cénicos de uma das personagens um "cocktail de camarão"...bem, pasmei e perguntei-lhe :) "Ó S., onde é que foste buscar o cocktail de camarão como adereço cénico???!!!!"...responde-me a miúda :) "ó stora, está no texto..."- então lá revemos os textos e ela teve de reconhecer o seu momento criativo, que até teve a sua graça...e perguntei-lhe tb :) "S., já viste que dás muitos erros ortográficos?", ao que ela me respondeu: "ai, stora, é porque sou disléxica"....e eu :) "disléxica? ó menina, tu não és disléxica, pois os disléxicos têm um padrão na troca das letras, tu tens é más bases, que até provêm do Ensino Primário..."...e não era disléxica, mas era dada como tal- e eu tinha um disléxico profundo na mesma turma...e eu a pensar :) "Nossa Senhora do Castelo, que, agora, a ignorância, baseada em bases deficitárias de aprendizagem, passou a ter outra nominalização- dislexia..."...no fundo, é outra forma de desresponsabilização da comunidade escolar e até de preguiça na investigação de certos fenómenos, assim como na de detectar e dirimir os estragos de maus docentes passados (alguns até já pazzados, pois a profissão é de risco, devendo ser equiparada no mesmos parâmtros às da Polícia, dos médicos, enfermeiro, face ao que se assiste- uma colega da minha irmã mais velha foi atada a uma árvore e os indiozitos até fizeram uma fogueirazita e tudo; outra levou com uma bolada que ficou meses de molho...:)...
...daí que eu me tenha sempre negado a ensinar os pronomes pessoais ou fosse o que fosse com jogos de equipas entre meninos e meninas, como a orientadora de estágio queria, pois creio que a sala de aulas é a sala de aulas, o recreio é o recreio (sou Filha, Neta (Avó Paterna :) e Sobrinha de Professoras...:) (a minha colega de estágio ria-se muito, quando foi assistir a uma das minhas aulas, pois seguia à risca as pisadas de quem bajulava...:)- mas eu seguia o método que considerava congruente com os meus ideais- ensinei-os como aprendi- por quadros para serem memorizados, aliás, como fiz na Universidade Independente, onde me deparei, tb, com um analfabetismo funcional de bradar aos céus com alunos até com mais de 20 anos, com três ou quatro digníssimas excepções...
...o desenvolvimento da memória é fundamental tanto na aprendizagem da Língua Materna, como na das Línguas Estrangeiras como na Matemática- daí que aplauda o actual Ministro da Educação, Nuno Crato- é indispensável ao desenvolvimento das competências  lógico-matemáticas e cognitivas a todos os níveis a memorização da tabuada, para além de tudo o que são as bases da Gramática da Língua Materna e das Línguas Estrangeiras...olhem, até é uma forma de prevenção do Síndroma de Alzheimer que, pelos vistos, ataca a Falsa Brigada dos Falsos Bons Costumes, assim como o país inteiro, mas ao contrário- a memória curta, tendencialmente, apaga a do longo prazo passado e quem não recicla bem o passado, não pode, jamais, construir um presente e um futuro...daí que, seja qual for o regime político, se repitam os mesmos erros ad aeternum por um real autismo endémico a nível nacional, esse sim a precisar de um Gabinete mais do que Psicológico- Psiquiátrico...aliás, há dois eminentes psiquiatras estrangeiros que advogam que Portugal é um paraíso para  qualquer especialista dessa área que aqui encontra case studies colectivos fantabulásticos...avancem, Senhores Professores Doutores, que o país está todo a precisar de um divã psicanalítico, antes que dê tudo em doido, porque sociopatas  e vampiros emocionais é mato (= expressão moçambicana que significa há muitos...:), muitos dos quais os tais "cidadãos pacatos" que criam monstrinhos em espelho que nenhum respeito demonstram pela Vida alheia...
...aliás, o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático até é indispensável ao desenvolvimento Espiritual, dado que "Deus não joga aos Dados" e Adora Matemática...

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