cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

quarta-feira, julho 06, 2011

:) uma singela homenagem a uma Verdadeira Mulher :)

"Um país que mal conheço

Maria José Nogueira Pinto


Entre os muitos sentimentos que me assaltaram estes últimos tempos, para além da vergonha, está a redescoberta amarga de um outro Portugal, confuso, asténico, dividido, feito de um composto de gerações, todas à rasca, sem rumo ou sentido. A última sondagem é disso exemplo, pois indica que para um número considerável de portugueses eleitores ser governado por José Sócrates é algo justo, racional e salutar. Um Tartufo que em seis anos levou o País à bancarrota e a níveis insustentáveis de dependência, que comprometeu as novas gerações e alienou o nosso futuro comum é visto não como uma possibilidade mas como uma probabilidade desejável. Porquê? Não sei.

Estes 78 mil milhões de euros que negociámos by the book e segundo a troika são a factura da vaidade de um único homem, Sócrates, e basta lembrar a burlesca contradança a que ele se dedicou nas últimas semanas para se perceber o ponto a que chegou a usura sobre este pobre e cansado País. A apresentação de um ridículo e inútil programa de Governo, atropelando as negociações, para ficar com a primeira palavra, sabendo nós que qualquer programa de Governo terá como matriz o pacote de FMI e que o verdadeiro programa de Governo de Sócrates foi o PEC IV de triste memória; a pressa com que saltou, qual boneco de uma caixa de cartão, para nos vir dizer o que o pacote não tinha (?); uma esponja passada à pressa sobre o que dissera acerca do FMI, esse monstro disposto a comer criancinhas ao pequeno-almoço, sendo ele, Sócrates, a nossa única defesa contra quem nos vinha roubar salários, subsídios de férias, desmantelar a função pública, deitar no caixotebdo lixo as leis laborais; a indisfarçável alegria com que veio logo apresentar o pacote como se fosse ele, e mais ninguém, o seu negociador, ele que irresponsavelmente o protelou, acarretando com isso mais e mais prejuízos para todos nós.

Vejo como muito difícil que estas eleições, só por si, possam criar um quadro renovado e clarificador onde assente, com proveito, o esforço de vencer a crise. Duvido mesmo que a maioria dos portugueses, metralhados por um constante caudal de notícias, se tenha apercebido do que se joga, para todos nós, daqui para a frente, mas sei que a permanência de Sócrates, central neste cenário, é o suficiente para inviabilizar qualquer tentativa. E também sei que as sondagens reflectem estes mesmos receios, a ideia que é preciso juntar forças políticas suficientes para criar a base de sustentação necessária, só que isso não é possível juntando tudo e todos, polícias e ladrões.

Tão mais verdade quanto nos confrontamos com todos os sinais de pré-ruptura de regime, tudo muito além do económico e do financeiro. A necessidade de travar o grande desgaste desta Terceira República que em pouco mais de três décadas assistiu, a par de três visitas do FMI e do descontrolo das contas públicas, à degradação das instituições democráticas, à degradação da política e dos seus agentes numa democracia incapaz de se vigiar a ela própria, ao enfraquecimento do poder de representação e de convocatória das forças políticas, ao alheamento e reduzida participação de uma sociedade desmobilizada. A crise visível vai certamente ser ultrapassada, pois o FMI não impôs apenas as condições do empréstimo como vai ficar por cá a monitorizar a sua execução, passando-nos um outro e mais pesado atestado de menoridade cívica e política como compete a um país que se habituou a viver em estado de incumprimento. Eles nos obrigarão a fazer o que não fizemos a tempo e horas - já agora, como é possível apresentar uma Justiça neste estado a uma entidade estrangeira e não ter muita vergonha? Mas as crises invisíveis ficarão por nossa conta: crise de valores, crise cultural e de identidade, crise de coesão nacional, crise de vontade e de autodeterminação. E temos de as resolver a todas. Só uma não basta."

Source : forumrprp

...sempre perscrutei em Maria José Nogueira Pinto e Bagão Félix duas Almas Elevadas e Generosas, Detentoras de um Elevado e Ímpar Sentido de Ética, num país onde a falta de carácter, a falcatrua, o chico-espertismo, o vampirismo emocional e a psicopatia social são norma, um país onde a palavra ministro que, etimologicamente, significava "aquele que serve", evoluiu, semanticamente, passando a significar, no discurso colectivo: "aquele que é servido"...um país onde, nos transportes públicos, com frequência, se ouve: "eles todos roubam, mas se eu lá estivesse tb roubava"...um país onde um egoísmo social patológico e endémico leva, frequentemente, muitos dos seus "cidadãos" a sobreporem interesses particulares próprios a direitos, teoricamente, inalienáveis de outrem, fazendo disso m.o. regular socialmente aceitável caso o usurpador seja um plutocrata...
...MJNP sempre se me revelou Uma Digníssima Lutadora por Causas Meritórias, a elas se dedicando com Pureza de Alma, o que é raríssimo...aliás, os seus olhos espelhavam Luz e não sombra como muitas....
...é daqueles exemplos que não só desmontam o estereótipo das mulheres bonitas acéfalas e incultas, demonstrando, precisa e contundentemente, o oposto, como o das pessoas de direita como de uma trupe self-centred, obcecada pelo seu umbigo...muito pelo contrário- eu, que não sou muito de lateralidades, e me vire mais para o Altíssimo, e ainda que tenha conhecido pessoas maravilhosas de ambas as barricadas (e, reparem, jamais serei daquele tipo que se dá bem com Deus e a coisa má (bragh!), apenas gosto da polilogia e da diversidade e, a meu ver, só existem pessoas ou com Carácter ou sem ele, pois a Ética É Universal, embora a moral seja cultural...:), detenho uma conclusão provinda de uma análise indutiva :) conheço pessoas mais solidárias, simples e socialmente responsáveis à direita do que à esquerda (nesta última barricada, tenho conhecido casos, verdadeiramente, aberrantes, de total incongruência entre a teoria e a prática, salvo raras, louváveis e digníssimas excepções, como em tudo...:)
...aqui fica uma singela homenagem a Maria José Nogueira Pinto...que a Luminosidade Divina Acolha a Sua Alma em Paz...Avé, até Lá!

Sem comentários: