cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

sexta-feira, dezembro 03, 2010

:) pre.ssentimentos natalinos pouco natalícios na twilight zone da zanga com um mundo podre :)

...descobri a seguinte imagem neste blog cujo título diz tudo...............................................................:)
Querida Vida - que encontrei por uma busca no Google :) tal como as tantas outras que aqui posto, escolhi-a quase por acaso, no qual creio profundamente (por vezes, é uma imagem que me inspira palavras, outras são as palavras que me fazem procurar imagens por keywords ou topic items :)...

...o significado comum e algo leviano dado ao acaso, a meu ver, é fruto apenas da arrogância humana que se recusa a entender a sua própria narrativa vivencial Delineada por Mente e Mãos Divinas, como a do aluno que, por mera ignorância, se recusa a aprender com o Mestre Sábio cujos Máximos Conhecimentos o privilegiam pelo mero contacto...em suma, no geral, somos todos uns arrogantes e, se o acaso existe, a Semântica Divina para o fenómeno é contrária à humana!


...a mente humana tenta modelar o Divino e As Suas Manifestações às nossas imagem e lógica sem se aperceber que deveríamos fazer o oposto- modelar as nossas imagem e lógica Àquilo que nos Transcende e que Detém uma Humildade tão Tocante que, no Seu Inexorável e Iluminado Poder, se Fez e Fará Humano, pela Consubstanciação, para connosco Poder Dialogar, Descentrando-se, Valorizando os interlocutores, Falando a sua linguagem, Apelando à sua identificação mental e corpórea como pólos de empatia, ultrapassando, pelo Amor Universal os mis.understandings consuetudinários intemporais da Torre de Babel...Mais uma vez, temo, Se Voltar, Será Crucificado pela banalidade! Deus Queira que não!


...só Seres Magnânimos Detêm Esta Capacidade de Descentração...no nosso plano, só Almas muito Elevadas como a do Senhor Cônsul Aristides de Sousa Mendes Conseguem Prescindir de Si, Descentrando-se, para se Sacrificar pelo outro distintivo, pela vida alheia (e reparem, contrariamente à semântica vulgar evolutiva deste verbo, o mesmo está ligado ao étimo latino sacer, sacris = sagrado, logo meio de elevação da alma humana ao Divino :) ...Isto é humildade e não subserviência, isto é auto-estima e não deficit da mesma, não daquela assente no narcisismo patológico actualizado ao espelho com as frases "sou o máximo, sou tão bonito(a), tão top, tão over the hills of paradise, que quero, posso e mando, e todos os meus interesses são superiores aos direitos alheios!..."Nero tb assim pensava e era um louco genocida, como tantos outros...criaturas assim tinham/têm auto-estima? Onde, quando, como e porquê?


...um homicida em série (e há várias formas de matar os outros - há verdadeiros homicidas sociais muito bem vistos pelo palco colectivo da aparência - são os tais heróis de pacotilha :) detém auto-estima? Então por que é que a sua linguagem e modelo de vida assenta na (tentativa de :) anulação alheia?
...balelas de gente que critica o mundo cor-de-rosa nas suas várias versões e produtos e as suas personagens, actualizando as mesmas dinâmicas só que com mais sofisticação (ao menos os outros são mais plain e não são providos do tal distanciamento narrativo que, em princípio, deveria conferir capacidade de auto-desconstrução e auto-ironia (sempre um must...:)...


...apesar de só ter visto o teaser do programa sobre o mercado da fama em Portugal, gostei da resposta da Cinha Jardim quando ela assume os seus propósitos de forma clara e tropical, sem subterfúgios nem nevoeiros metropolitano-reliquianos...De facto, a matriz moçambicana está lá, hambanine! Ainda me lembro, quando voltámos, o escândalo que era no espaço púdico-queirosiano-reliquiano nacional usarem-se as mini-saias, os bikinis e as calças hippie chic que eram tão usadas naquelas paragens arejadas por horizontes a perder de vista (pronto, reconheço, considero-o um Paraíso Simbólico Perdido e, nisso, sou muito sebastianista, logo, algo contraditória !:)


...é a penúltima dinâmica da sofisticação que faz os auto-proclamados deuses do Olimpo da intelligentzia nacional achar um piadão fashion à flha/nora/mulher/amante/jardineira/amiga/cozinheira/compincha...que se mostra em pelota numa revista masculina e uma "degradação humana" à "pobre coitada" que faz o mesmo, apenas com um cachet menos elevado...se a primeira o fizer, segundo estes senhores, é tão tão pós-pós-moderna que é uma senhora cosmo.pilita, perdão, cosmopolita, modelada e enunciadora pelas/das tendências mais trendy; quanto à segunda, pela sua menorização ontológica, segundo os mesmos, actualiza um processo de objectivação feminina, de diminuição do género frente às objectivas mediáticas...já para não falar nas beatas cinzentonas masculinas e femininas (de todos os géneros :)) que renegam com todos los dentitos as revistas que compram às escondidas (sabe-se lá com que propósito inconfessável! :))), mas que adorariam ou deter uma carita ou um corpito que as possibilitasse estar, senão na capa, pelo menos, nas páginas centrais, ou poder actualizar a tal objectivação pelo sentido mais táctil...credo! Vade retro!


E quando criticam as personagens pink por publicarem livros à custa da fama? Então, estes senhores/as não fazem o mesmo? Para quem estuda os media é claro como água :) a dinâmica é a mesma, a capa ou o estilo urbano do networking é que é variável...ou os 3 livros publicados quase em simultâneo sobre a vida de Sá Carneiro são um mero acaso, neste caso, não divino? :))) ou a escolha da proximidade da celebração (???:) da sua morte tb se revela uma coincidência? Claro que não e claro que é uma estratégia de marketing e claro que é benéfica, pois simboliza um alargamento do espaço público a novas versões da nossa História recente (adoro este termo! a História ainda é recente, hoje, i.e., cá só se pode analisar a História com credibilidade quando esta tiver tanto bolor que este só realce os aspectos subjectivos mais desejados por uma análise objectiva dos factos :):)))


...estão a ver que comecei a falar de Deus e acabei a discorrer o verbo sobre dinâmicas tão humanamente humanas que se tornam desumanas? Manias...É que Deus não está Só Presente nos cerimoniais litúrgicos, no agenda setting humano, Deus Está todos os dias das nossas vidas connosco e é na vida quotidiana que se prova que ou se é pela consciência ou se é pelos instintos mais básicos (tantas vezes, disfarçados pela tão confortável palavra :) amoralidade, que permite a mera cobardia passar por tão inteligente que se mostra alheia às menoridades da existência, existência alheia de preferência que, quando toca ao seu egozinho despótico, a coisa muda de figura e como!...mata-se por um muffin de chocolate! e "o outro que passe fome, mas eu tenho de ir mais cedo para casa, veja lá a minha vida!"dizem estes egozinhos catitas...


...mas, voltando ao busílis da questionem, por mais que adore a relativização e a consciência de que todos detemos facetas solares e lunares, há momentos na vida em que ou se é branco ou preto, o cinzento está fora da paleta; ou se é um homem/mulher ou se é um rato; há momentos na vida em que a passividade é mesmo cobardia, pois pacifismo jamais é inacção; há momentos na vida em que quem não trava o mal prejudica a inocência; há momentos na vida que é necessário, senão expulsar, pelo menos, denunciar os "vendilhões do templo", mesmo na época do Natal...Época em que os maiores demónios cantam lullabies natalícias, com direito a sininhos, postaizinhos, coraçõezinhos, trenozinhos e Pais Nataizinhos apocrifozinhos...julgam estas mentezinhas que por dar


uma refeiçãozinha a um pobrezinho ou pela republicaçãozinha tão bem intencionadazinha de algum apelozinho no maldito :))) do Facebook (momento mais do que de discurso directo, de invocação directíssima :) Miguel Sousa Tavares, apesar de não gostar de si, confesso, pelo que mostra ser nos media, tem toda a razão do mundo quanto a esta plataforma de transporte do paradigma da porteira de soleira de porta, da qual este país nunca se afastará, para o mundo virtual! :) já ganharam o Ceuzinho- incrível como a lógica das indulgências, agora, actualiza-se, hoje, via lágrima mediada pelo televisor, transferências bancárias via Multibanco e empatia à distância (quanto mais longínqua for a tragédia melhor! :)

parêntesis para uma fábula pós-pós-moderníssima (não me enganei na classificação do texto :)


...D. Imaculada e seu digníssimo esposo atingem, frequentemente, a ascensão (???:))) pela luz do luxuoso lustre da sala de estar (LLLSE:), não de ser...por vezes, convidam a família e os amigos e é a ascese objectivada total...nestas reuniões, caem, com facilidade, na calhandrice um pouco envernizada, criticando quem se atreve a deter um mera velazita na sala com que, descaradamente, se põe em contacto com um Divino, que não é para todos...não sabem estes micróbios que até para contactá-Lo é preciso estar-se dourado pela cor do vil metal e ter-se deglutido couve de Bruxelas ao jantar? Ora, a procissão continua na Av. da Liberdade, quando o casal e os compinchas bem cromados se ajoelham perante os ícones das grandes marcas...após tão faustosa cerimónia, vão-se empanturrar num restaurante de luxo...pode ser que sobrem umas migalhazitas para os pobrezinhos...taditos! É, então, que o digníssimo esposo decide fazer um discurso sobre responsabilidade social e energias renováveis, que apresentará na próxima reunião na cidade homónima da couve, verdadeiro mito urbano dos actuais Damasos Salcedes com muita massa, pouco chá e mínima humanidade!



...o slogan é: "Por um mundo melhor para todos!" Um must topíssimo! D. Imaculada, então, relembra os presentes que liderará (aqui, a matriz é o leader.ship :) um workshop sobre solidariedade social sensacional (SSS:) no próximo domingo, dia do Senhor (Aleluia!:) pelas 14h...relembra que a presença dos media é essencial e que todos se vistam a preceito- nem muito chics nem muito plain-...a sala atinge o rubro e o casal é, fervorosa e esfuziantemente, aplaudido...entretanto, o empregado fecha a



porta do estabelecimento, rosnando qualquer coisa que até poderia ser em Alemão auschwitziano - um micróbio de um sem abrigo teve o desplante de pisar o tapete de tão ilustre poiso...e segue a fanfarra...para o ano há mais...D. Imaculada ainda suspira :) "ainda bem que tantos sem abrigo acabam de morrer na Polónia, na madrugada passada, tadinhos, passavam tanto frio nas ruas, assim, estão quentinhos no Céu dos pobrezinhos..."

...voltando ao ground control :) nunca mais me esqueci daquela turista portuguesa que quis ir ver in loco (in louca?:) a tragédia do tsunami na Indonésia (qual Indonésia! dahhh- foi na Tailândia! lapsus mnemonicus :) , porque queria ver ao vivo e a cores uma hecatombe e estava tão emocionada por poder revelar uma intenção tão altruísta via TV que se julgaria estar perante uma voluntária do voyeurismo patológico...quiduxa, (personagem-tipo:) quer ver hecatombes (des)humanas? Vá ao Rossio e à Avenida da Liberdade e despenda o dinheiro da viagem de avião a alimentar e vestir gente que é pessoa como a quiduxa...abstenha-se de comprar uma peça de Haute Couture e alimente uma família necessitada, por meses...


...por falar nisso, conheci uma alma tão boa, mas tão boa que, há uns anos, era chefe de uma das carrinhas de uma Comunidade de apoio aos sem abrigo. Pois esta alma caridosa, tão, tão boa, tinha um sonho (??? :)- que não o do Martin Luther King- defraudar até conseguir mandar alguém que dizia ter amado (??? :) para a mendicidade, corroborado por amiguitos tb muito bem formaditos e solidários, gente muito boa tipo o digníssimo esposo da D. Imaculada...
...que alma tão boazinha, não era/é? Sabe-se lá se não passava lá um dia e lhe podia dar um papo secozinho...que coraçãozinho mais docinho e catita! É tantas vezes por causa destas alminhas tão boazinhas e humanazinhas que muita gente cai no desespero! Mas, pronto, para a objectiva, são bonzinhos! Iupiiii! Estamos salvos! Aleluia!O que vale é que estamos quase no Natal! Deus Seja Lavado!

Por falar nisso, no outro dia, li uma crónica numa revista generalista sobre o altruísmo, no qual a autora defende que este termo mais não é do que uma mera projecção do egoísmo... (outra vez registo invocatório :) minha senhora, alter significa, assim, de forma muito light, outro, ego, o próprio, logo, enquanto que o processo de altruísmo implica a tal descentração religiosa (de religar o homem à Divindade :) - hindu, cristã (ortodoxa, católica, protestante :), budista, judaica, maometana, etc- e/ou cívica,


que possibilita o tal sacrifício pelo outro e a valorização da sua existência; o egoísmo implica o processo contrário...alguém que sente prazer em ser verdadeiramente altruísta e que age, meramente, por princípios e não por qualquer interesse, é detentor de uma boa natureza, que implica um distanciamento de si (não da senhora, mas do próprio :), quem se remete aos seus caprichos umbiguistas e animalescamente instintivos afirma, desde logo, a sua natureza, por mais discursos com florzinhas e passarinhos de que se lembre...
Quanto ao falso altruísmo virtual ou não, ok, concordo em absoluto...chás de caridadezinha, presenciais ou à distância, ao longe! De notar que a evolução da palavra caridade tb desvirtuou o seu significado original, que implica o tal Amor Sublime Universal (olhe, enaltecido por Todos os Textos Sagrados e por ex., pelos Lusíadas e por muitas outras obras criadas por Autênticos Génios que, mais do que Grandes Artistas, eram Grandes Almas! :)


Pronto, reconheço, hoje, estou zangada e nada natalícia, mas algo natalina, pois, de vez em quando, sabe bem que Deus nos Ponha à prova para Ver a matéria de que somos feitos! :)

Sem comentários: