cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

sábado, março 05, 2011

:) uma dúvida sistemática :)

...eu, que não percebo rien du tutu de futebol (só jogado- infâncias radicais africanizantes é no que dão- petardos directos, embora com muito fair play- detesto batoteiros, butterflies serpenteantes e gente que não olha a meios para atingir os objectivos- competição para mim é um jogo onde a Honra tem de ser efectiva e creio que só sabe ganhar de forma digna quem sabe perder com classe e sem rasteirices! :) considero o fenómeno do futebol um verdadeiro "ópio do povo" (nisto e noutras coisas petites sou muito marxista!...isto embora confesse a minha tradicional afición familiar pelo Sporting (embora os primeiros jogos que me marcaram, desde little girl, tivessem sido os de basket (aliás, quando a team versão Moçambicana era campeã :), ...afición que se estendia ao Desportivo da Beira e ao Ferroviário, que consta já não existem, o que não sendo bom, tb, não é mau, pois assim mitifica-se a coisa e a team sobe ao éter...Avé!


Alberto Zanoetti design, photo Matt Jones

..aliás, o futebol é um espectáculo de massas , como o é a miríade de produtos hollywoodescos , a moda, entre outros....tal numa análise holística estrutural, que não de superfície, claro está!...:))),...
...mas dizia eu- nada percebendo desta indústria cultural (esta expressão, não sei porquê , dá-me uma certa urticária, ainda que me lembre tb hit parades que a compensam! :)), sei ler os lábios e linguagens gestuais (umas universais, outras nem tanto! :) pergunto-me :) Jorge Jesus (JJ), no outro dia, num jogo qualquer, acho que contra o Marítimo, não disse o mesmo palavrão que Carlos Queirós em campo, com a agravante de partir para a agressão física?...
...mas, então, onde é que estão as "virgens imaculadas" linchadoras de plantão para o que lhes interessa?...das duas uma:) ou se assume que os homens têm tendência para verbalizar uma linguagem vernácula entre eles e em campos desportivos (outros há que a usam noutros contextos, mas vamos só, aqui, focar-nos nos real gentlemen viris :)


...aqui sabe-se que estas fotos referem-se ao futebol Americano, mas que quereis? acha-se-lo mais estético!...

...ou então, caso o registo pedido neste contexto seja o de "Vossa Selência agiu mal, por favor, faça o obséquio de o assumir", penalizem todos os treinadores, jogadores e claques incluídas e fechem os estádios (ah, muitos dos que foram construídos em vez de hospitais, casas condignas para quem não as tem, apoios sociais justos, i.e., infraestruturas assim mais para o supérfluo para mentes espectacularizadas, fascinadas com "o esférico rolando sobre o relvado" e prognósticos a priorísticos...:)
...mas, afinal, um dos 3 F da Outra Senhora ainda é mais pujante hoje, pois enquanto que Sua Selência Lacónica e Autocrática construiu Escolas pelo país inteiro, que ainda hoje resistem (uma delas foi projectada pelo meu Querido Avô, que Deus Tenha, que era um Homem Bom ! (não resisti a este petit commentaire egotista!...:), contrariamente a muitas outras construídas a posteriori e já decrépitas, hoje em dia, múltiplas são fechadas, ao mesmo tempo que se assiste ao degradar de hospitais, ainda que se construam mais estádios por m2 do que se plantem laranjais por cm3 (e olhem que eu reafirmo- a Figura Beata Acinzentada não faz parte da minha caderneta de cromos positivos (adoro cromos positivos de todos as áreas e perspectivas, desde que assentes no Amor Universal ao Próximo- são eles que fazem evoluir o mundo, os autocolantes massificados limitam-se a seguir os Big Brothers de todos os quadrantes, por esse mundo fora...:). Vivam os cromos positivos, que não repetidos, que para pleunasmos bastam-nos as filas de trânsito e as Oreos!

...Meu Cosmos Beatífico!, só neste caso do JJ, poder-se-ia fazer um tratado sociológico sobre a (a) tendencial sobreposição colectiva dominante de interesses particulares a princípios universais, por um status quo cristalizado que só muda a maquilhagem, entrando em euforia em cada lançamento de uma nova colecção passada por manequins diferentes, mas com os mesmos vícios de postura e de bastidores; (b) a tendencial fuga a um tipo de inteligência pragmática muito anglo-saxónica que aposta na contextualização dos registos sociolinguísticos; (c) o fascínio pelo concreto e uma OVM (Orientação Valorativa Materialista) colectivos associados a um novo-riquismo anedótico que idolatra a ostentação barroca e bacoca...(queiram desculpar-me, caí na asneira de voltar a ver o Mentiroso Compulsivo e o Chico Bento e tomei um bocadito do Soro da Verdade...:)

Sem comentários: