cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

domingo, março 13, 2011

:)ainda na onda da manif e da bulimia verbalizante :)

PP (Pré-Postado :) dedico este post a quatro Senhores que conheci numas tertúlias sobre a descolonização, para as quais fui convidada, na sede da Força Aérea Portuguesa, há mais de 20 anos :)- o Senhor General João de Deus Quintela e Esposa e o Sr. Magalhães Monteiro e Esposa-; ao Comandante Miliciano dos Comandos Carlos Quintas, sem abrigo, na miséria e com um Cãozito como Único e Leal Amigo (O Melhor! :), que conheci numa viagem de comboio e a todos os ex-combatentes da Guerra Colonial, com a mesma sorte, que conheci quando era Voluntária da Comunidade Vida e Paz, a quem agradeci por terem dado as Suas Vidas pela Pátria e por outras vidas, incluindo a dos meus e a minha; assim como ao Professor Doutor Penha Gonçalves. Seres do Bem já Lá, a quem devoto uma Profunda Admiração! Avé! Foram, São e Serão, sempre, uma Fonte de Verdadeira Sabedoria! ..
...ah, e a mais dois Professores da Universidade Lusíada, cujo nome não me lembro, mas cujas Palavras Sábias e Gestos Humanos me Marcaram...Avé!

...ontem, não fui à manifestação- não consigo estar entre multidões-, mas estive atenta...ora, ouvi alguém falar de trabalho escravo e (plim! :) lembrei-me de que tb eu já fui uma escrava, no sentido literal da palavra e quem era o meu "senhor"? não, não era quem devem estar a pensar, tb o era, mas, agora, refiro-me ao campo profissional - era a Universidade Independente, aquela especializada em exames dominicais:)), cuja nominaçização até chega a ser uma chalaça bem apanhada!...
...fui convidada pelo, então, Director do Departamento de Ciências da Comunicação, no ano lectivo de 2005/2006, para leccionar a disciplina de Língua Portuguesa como Materna e lá fui eu...

Givenchy´s kimono, S/S (Summer/ Spring :) 2001

...na entrevista de contratação com o dito senhor (que, por acaso, é um profissional da comunicação social- pelo que constatei, havia lá mais um... :), tudo ficou firmado com base em certos valores e com a promessa da assinatura de um contrato escrito...passou-se 1 mês, 2, 3, 4 , 5 e só ao 6º mês, i.e, quando acabou o semestre, e já o tal director se tinha demitido (o Código Bushido é papel higiénico para tanta gente que, não raro, ainda se fazem passar por Grandes Selências! :) me foi feito o contrato e me foi paga uma quantia irrisória, muito abaixo dos valores estipulados na contratação de Setembro de 2005, ficando-me a instituição a dever cerca de 600 €, que outro directorzito qualquer com uma conversa de mercenário, para não dizer de merceeiro, prometeu pagar em prestações, o que nunca fizeram...


...mas, nunca permiti que tal circunstância interferisse na forma como cumpri a minha função docente (leccionei História da Língua, Gramática Generativa, um pouco de Teoria da Literatura e de Literatura :) muito pelo contrário, até aulas extraordinárias de revisão da matéria leccionei, pelos alunos...mas não esqueço das filas enormes de Professores a quem esta instituição ficou a dever largas quantias (muito superiores às minhas :), sujeitando-os a humilhações ignóbeis, enquanto os senhores estacionavam grandes bombas no parking, e o facto deste assunto não ter sido muito veiculado...afinal, o trabalho escravo não é um atropelo dos Direitos Humanos?...

...no ano lectivo de 2006/2007, contactaram-me no sentido de ser regente dessa e de mais cadeiras...claro que não aceitei, até porque tudo aquilo já me cheirava a esturro (o Raio-X ainda estava, de certa forma, avariado, mas havia, ainda, umas luzinhas que piscavam... :)))...

...por que não me queixei no Ministério do Trabalho?...conselho que recebi, em jeito de ultimatum:) só iria criar ondas desnecessária, iria gastar mais em advogados do que alguma vez iria receber e ainda iria criar inimigos (e não é que é nesta base que tanta gente se vê de mãos atadas perante injustiças diárias aviltantes?... para quando um país, devidamente, democrático e civilizado? para quando o endireitar de certas colunas, que não somente no ginásio??? :)...

PP :) agora, fazendo a revisão do texto (tinha gralhas e até alguns erros- havia até uma frase com a separação do sujeito e do predicado, erro que, constantemente, apelava aos alunos para não cometerem:), lembrei-me de outra circunstância interessante, quando leccionei aulas noutra instituição, que ilustra bem a forma como muitos dos libertários se tornaram autênticos reaccionários- estava a leccionar Os Lusíadas a uma turma quase composta por analfabetos funcionais e, eis quando, uma colega de História bate-me à porta para me impor a visualização do vídeo de Maria de Medeiros sobre a Revolução dos Cravos Exangue, para uns, sanguinolenta para muitos (basta nos lembrarmos dos soldados negros do Exército Português abandonados a fuzilamentos sumários na Guiné Bissau!...


...eu, que gosto de frontalidade civilizada (abomino hipocrisias, pois julgo-as auto-negacionais e nada pedagógicas, pois perpetuam status quos nefastos...:), argumentei que não o faria por dois motivos: 1º queria acabar A Epopeia Camoniana, matéria programática da disciplina, até ao final do ano lectivo; 2º não concordava com a visão de Maria de Medeiros sobre o acontecimento histórico em causa, não considerando correcta a politização dos alunos com perspectivas históricas umbiguistas...
...bem, claro que quase "caiu o Carmo e a Trindade" e a pretensa libertária mostrou as garras pidescas, transformando-se numa efectiva opressora, personagem que me lembrou, não sei porquê, aquele maquinista (gaffe :) camionista :) que, hoje, acusava o colega de deslealdade pelo facto de este querer furar a greve, dado que considerava que este tinha o imperativo de a fazer ....


...o que me lembrou, tb, um episódio numa Escola onde fiz o meu 2º 12º ano para mudar de área e enveredar por outro curso- numa aula colectiva sobre a colonização portuguesa, leccionada por dois iluminados, de repente, eis que me deparo com os mesmos a afirmarem que, nas ex-colónias portuguesas (que nunca conheceram), éramos todos uns facínoras do pior- pedi a palavra e, educadamente, refutei a acusação, afirmando a minha naturalidade e experiência vivencial em Moçambique...resultado :) os libertários virados reaccionários queriam que eu fosse suspensa pois tinha posto em causa A Narrativa Magnânima Incontestável de Suas Selências Big Brotherianas...quem me salvou de tal destino sumário? Um Ser Recto, sempre raros...


...há algo aqui que sempre me escapou...mas, afinal, a Liberdade não implica a capacidade crítica individual activa?... por que é que as pessoas têm de ser calcinadas pelas suas opiniões políticas, religiosas...? e por que é que fazem as crianças e jovens cantar a Grândola Vila Morena na Escola?...já agora, tb a Internacional, não?
...ora essa! vão mas é participar num workshop de reciclagem sobre Direitos Humanos, Liberdade (de Expressão e de Acção :) e Respeito pelo Outro, pleeeeaaaase...humpf!
...ah! e lembrem-se que esta gente tão libertária e democrática não percebe que há famílias em Portugal que nem têm por mês, para dar de comer aos seus filhos, as quantias despendidas com privilégios vários à pala do Estado...é este o cerne da questão :) a falta de Ética e a autocentração implícita!

Sem comentários: