cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

sábado, outubro 30, 2010

:) changing a lot the subject :) porque o meu Papá fez 82 anos ontem :)

Mambone, Moçambique,1971

O meu Pai, um dos meus heróis, era daqueles administradores de concelho em Moçambique adorados pelas populações...até há um discurso do Samora Machel (ainda que esta não lhe (nos) fosse nem seja uma personagem muito grata, para usar um eufemismo :) sobre ele em que se lhe referia como um Ser Humano Justo...era daqueles que, quando um leopardo atacou um dos empregados da administração, o levou ensanguentado às costas até à vila mais próxima, era, tb, daqueles que enfrentava a PIDE de frente, tipo rinoceronte e outras criaturas menos próprias com uma hombridade rara (só por isso, as filhas mais velhas iam sendo um dia metralhadas por acidente...:), para si ser administrador era um serviço público e vivia em missão humanitária constante...o último concelho em que vivemos, antes de regressarmos à Beira (onde a experiência com a FRELIMO não foi muito positiva, para usar outro eufemismo :) foi o de Cabo Delgado (lendo o postal ao meu Pai, ele informou-me de que me enganei :) o concelho era o do Chiúre, o distrito era o de Cabo Delgado, sorry :), Pemba é, hoje, a antiga Porto Amélia (cidade :)- lembro-me de, em pleno território Maconde, onde a guerrilha era mais aguerrida (passo o quase pleonasmo :),


Aeródromo de Mambone, 1972

o meu Pai ir só com a minha Mãe e connosco para festas nativas, sem guarda-costas, sem armas, sem nunca alguém nos ter tocado com um dedo...quando conseguiu que um dos sipaios fosse liberto, lembro-me da festa das suas quase 20 mulheres (do cabo de sipaios :) na nossa casa, quando saímos do Chiúre, a população foi despedir-se de nós com lenços brancos...são imagens que jamais esquecemos...
Uma das suas grandes paixões, para além da minha Linda e Adorável Mãe? A mais completa colecção de conchas dos mares de Moçambique...
Quando viemos de África, era apelidado de "Pai dos Pretos" (fonte segura, que não o meu Pai, revelou-mo :) por alguns, nunca o renegou, foi, antes de mais, um Amigo das populações multicolores que Amava com muita honra...por alguns (o meu Pai mandou-me pôr alguns :))) metropolitanos, era visto como o "explorador de pretos" que deveria ser denunciado ao COPCON e ser fuzilado com os seus congéneres no Campo Pequeno...enfim, a Honra, não raro, não encarcera os homens em conveniências laterais, mas sim distribui-os por degraus pela actualização de Princípios, que não se vergam a conjunturas...
Parabéns, Papá e obrigada pelo exemplo de vida - a Imortalidade pertence aos Embondeiros e à Lealdade Leonina!
Aqui ficam dois ícones da tua época - Marilyn Monroe, um Diamante Humano, tão flagelado pela mundanidade, mas cuja Beleza Interior fez dela um Autêntico Ícone, patamar inacessível aos meros ornamentos; e a tua preferida :) Ava Gardner, "o animal mais belo do mundo" e arredores, tb outra Mulher cujo Carisma jamais residiu somente na forma, mas, essencialmente, no conteúdo :)




Sem comentários: