cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

sexta-feira, outubro 19, 2007

Joe Berardo: um self made man excepcional


Retrato de Joe Berardo por Júlio Pomar ©


IAM: Quanto aos novos-ricos, olhe, tenho de confessar- contrariamente à opinião de muito boa gente, gosto muito do Joe Berardo, que é um exemplo de como alguém pode ser um self made man e deter uma forte noção de responsabilidade social. Considero-o um homem com uma inteligência pragmática de matriz anglo-saxónica fenomenal e fiquei a admirá-lo ainda mais quando criou o Museu Colecção Berardo, que, aliás, já visitei com as minhas filha, irmã e sobrinha e todas adorámos a experiência.
E olhe que tanto a minha irmã como a minha sobrinha pintam maravilhosamente bem! A minha sobrinha, a Sara Andrea, então, tem 14 anos e já pinta soberbamente a óleo sobre tela! O meu sobrinho, Luís Metello, com amesma idade, tem trabalhos igualmente fantásticos! A minha filha, com cinco anos, também já demonstra uma clara propensão para o desenho e a pintura! Eu também pinto, mas creio que as minhas obras ficam muito aquém das deles. Aliás, o desenho e a pintura fazem parte da nossa vida familiar desde sempre (tanto a minha Mãe, Professora, como o meu Pai, Administrador do concelho em Moçambique e Assessor da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas cá, até se reformar, têm um jeito extraordinário para o desenho- a minha Mãe chegava a desenhar os presépios a giz no quadro, na época de Natal (pareciam um autêntico postal); a minha irmã do meio é designer e a mais velha professora de desenho; o meu avô materno desenhava projectos arquitectónicos. Há inclusive, em Mangualde, uma Escola projectada por ele. Hei-de digitalizar a foto e mostrar-lha.
Mas voltando ao Joe Berardo, ainda para mais, o Comendador viveu a maior parte da sua vida na África do Sul, país vizinho de Moçambique, o que justifica os seus horizontes largos. Sabe que a visão de um horizonte natural vasto molda os horizontes mentais pessoais? É verdade! Gosto de pessoas frontais, trabalhadoras, inovadoras, empreendedoras, corajosas, com força de carácter, perseverantes e que tenham uma visão a longo prazo e, pelo que sei, o Joe Berado detém todas essas qualidades. Homens como este dignificam a imagem de Portugal aquém e além fronteiras e contribuem para o bem-estar social das populações pois criam, realmente, riqueza, não se limitando a contemplá-la ou a desfrutá-la autocentrada e solitariamente!
Portugal necessita é de gente empreendedora e visionária!
Thank you so much, Joe. Keep on the good work.

Sem comentários: