cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

quarta-feira, junho 29, 2011

:) análise crua de uma matriz sociocultural rústico-paralisante :)

1º ouve-se, ao longe, uma reportagem sobre o facto do novo PM viver em Massamá, seguida de uma entrevista a vários habitantes ditos como "suburbanos", com perguntas tão estúpidas quanto humilhantes  como: "gosta de viver aqui, nesta espelunca"? "fica todo contentito com a nova sacralização deste spot pela residência do novo PM?" ..olhem, não me lembro de alguém ter ido à R. Castilho perguntar: "então, que tal se sente tendo como vizinho alguém que, pelos vistos, comprou 2 apartamentos pelo preço de 1/2 da garagem, quando, antes vivia numa casita rústica e usava fatos daquelas lojas da província com meias brancas e, hoje, vai-se lá saber porquê, anda com fatos que valem mais de 36.000 Euros, de um estilista iraniano sediado nos EUA já Lá, mas cujos clientes eram só magnatas?"; "sente-se bem pelo facto do renovado e luxuoso edifício pôr a um cantito as monstruosidsades provincianas ass(a)ssinadas por projectos de quem antes de ainda não ser ingenheiro já não o era e que adorava orais ao domingo e jurava a pés juntos ser muito pró-activo e adorar as espontâneas notícias diárias, quando, na verdade, tinha sempre alguém na rectaguarda a minorar os efeitos da contundência dos artefactos? (esta juro que foi psicográfica! :)))
... apre!, parece uma entrevista feita a uma portuguesa que quis ir ver a tragédia humana quando do pós-tsunami na Tailândia: "ai, fico toda contente de ir ver a tragédia in loco, é um privilégio estar ali a ver com estes olhos que a terra há-de engolir a agonia dos outros, sabe?" de certeza que será daquelas que, perante as câmaras, diria toda babada pela visibilidade adquirida, nem que fosse à custa do sofrimento alheio :) "eu sou uma pessoa muito sensível, sabe? snifff!!! e páro sempre nas autoestradas e demais vias para assistir ao resultado dos grandes desastres, é um acto humano, é uma última homenagem aos mortos impedir o trânsito em prol de um voyeurismo mórbido que, por vezes, até impede que os sobreviventes ainda tenham hipóteses, pois as ambulâncias não podem passar- não é sublime????!!!"
2º frisa-se, recorrentemente, que Angélico e os outros 2 ocupantes morreram num bólide, como se esta circunstância fosse mais um factor sacralizante a par da fama...mas haverá diferença entre falecer num carro topo de gama ou numa carripana? (a única talvez será que o bólide tem cintos de segurança para serem usados! ), por Amor da Santa!, parem com tanta parolice, logo num momento que mais do que comercial deveria ser ESPIRITUAL e conduzir as pessoas à reflexão a esse nível! é este paradigma que sempre  nos lixou, pois não há evolução sem verdadeiro cosmopolitismo e, acima de tudo, ESPIRITUALIDADE, que nutra um ELEVADO SENTIDO DE ÉTICA, que são avessos à sacralização do concreto e da matéria!

3º fala-se da tragédia ocorrida com Sónia Brazão com a perfídia degradante própria das falsas beatas comadres de soleira de porta (olha, até conheço uma cujo marido morreu no acto e tiveram de ir lá os bombeiros e tudo para desatarrachar o artefacto- Deus não Dorme, mesmo e o senhor partiu bem e feliz! ai, o pecado da carne, minha senhora! o que vale é que foi com o seu maridinho para aí 40 anos mais velho e com um pedigree apetecível, para quem nunca passou da Malveira da Serra- o antídoto do veneno das cobras, por vezes, tem de ser composto pelo mesmo princípio activo, para abanar acefalias...:)))...mas dizia-se comadres queirosianas  não abençoadas pela Mãe Natureza que odeiam tudo o que tenha um palmo de cara e corpo e se deliciam com qualquer momento menos bom que os alvos das suas sádicas frustrações passem, mas que fazem aquele ar falsamente compungido dos vampiros emocionais: "coitadinha! snifff! já não se recompõe, mais valeria ir para junto de Nosso Senhor!"...ah e os bens materiais das outras pessoas que ficaram naquele estado? ela que se atreva a ficar boa de novo que pagará caro na justiça, a irresponsável (hmpf!:)! quer-se suicidar? mate-se num local em que não dê cabo dos bens dos outros!"...vampiros emocionais que nada entendem Do que papagueiam, negando-O tous les jours qui non saints , que bem se enquadram nos perfis do mesmo tipo de criaturas descritas em :) Lourdes (2009) trailer
...xô, urubus! quem se vai ver em maus lençóis com o Supremo quando partir (e, reparem, lá não haverá cunhas, nem coscuvilhices, nem almoços e excursões paroquiais, nem orações recitadas em regime de indulgência que vos safem.. :)) são vocês, suas malvadas sem um pingo de humanidade e plenas de uma hipocrisia desvitalizante! vão-se catar e espiritualizar que até ofendem Cristo ao Invocá-lo nas vossas maledicências e maldades quotidianas feitas ao som de sinos!
4º a minha família tem jazigo (pelo qual nutro um Forte Afecto, pois está lá a minha Querida Avó, Um Dos Berços Matriciais que me Embalaram e ainda Embalam... :), mas sempre pensei: "ó Santa Efigénia dos Aflitos!", mas por que é que até nos cemitérios desta tumba à beira-mar enterrada (este país revela-se uma estufa de mortes lentas em que, antes do nosso invólucro ser digerido pelos vermes infra-terrenos, já o somos pelos da mesma espécie, apenas com a diferença que estes últimos ainda se encontram à superfície e daí não passam...antes ser logo morta por um(a) psicopata facínora australiano/a, que vai logo directo ao assunto e que  diz-se que dizem os genes dos antecessores celerados Ingleses moldaram  :)...mas continuando :) por que é que nos solos sagrados da reposição dos invólucros  há a distinção entre velhos e novos ricos, remediados e paupérrimos? credo! já estou como um Amigo com o qual tenho discussões de partir sobre a Criatura (não é essa que estão a pensar (que Deus o Conserve nesta estranha dimensão que lhe é própria, por muitos e bons anos :), mas que, coincidentemente, é do mesmo signo taurino  tanto do enunciador como do objecto discursivo:) ao menos, o Beirão quis ser enterrado numa campa rasa! (que está, sempre llena de flores, by the way, vai-se lá saber porquê- deve ser alguma das enamoradas que lá vai agradecer- a Francesa ainda está viva? não???!! eu apostava nalguma amada anónima...são as mais leais à memória... :))

Sem comentários: