cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

quinta-feira, agosto 11, 2011

:) da dança contemporânea de Pina Bausch :)

...ontem, lá ia eu toda catita pensando que iria ver um filmezito e dei com este documentário...primeiro pensei :) "what the heck!!! vamos lá ver uma obra da Pina Bausch!" (perdoem-me a ignorância, mas nunca tinha visto algo desta coreógrafa tão famosa :)...bem, eu que encaro a dança como uma expressão primordial para moi-même, enquanto criatura africanizante, uma via primordial para entrar numa dimensão quase nirvânica (sempre fui assim- entrava na pista, muito tímida, depois começava a dançar até já nem ligar a quem estava a olhar para mim ou não (felizmente que, hoje, sou míope e tiro os óculos, ainda que isso me faça, por vezes, ver com mais clareza, enfin...:) interessante, pois, no outro dia saí à noite, e verifiquei que a mentalidade é a mesma como a lesma- se a pessoa dança de forma estranha ou é porque está mais para lá do que para cá ou porque está numa postura que jamais foi a minha, lamento...danço de forma macarrónica e esta é a minha forma de dançar e o resto que vá apanhar conchas à praia!!!
...mas, voltando ao documentário sobre esta obra de uma obra da Pina Bausch- saí da sala de cinema antes do intervalo (já nem me lembro há quanto tempo isto não me acontecia!...:))), pois a seca foi tanta que só me lembro de apanhar uma igual quando vi um filme do João César Monteiro com uma pessoa que o adorava, mas que nunca me conseguiu explicar o que significava tudo aquilo...dessa vez, foram 3 horas de tortura (se calhar até foram menos, mas mais uma prova de que o tempo é relativo...:)), a deparar-me com algo que julguei completamente repugnante e que, se eu já estava em depressão, ainda saí pior...
...desta vez, nem 20 minutos tinham passado e eu pisguei-me!...achei aquilo tudo muito weird e ainda por cima em Alemão, que me lembrou a Angela Merkel au contraire, mas mesmo assim, Was ist das? é que ainda por cima só sei expressões como Lebenswelt ou Entzauberung ou Erklärung ou mesmo du wirst ein Schwein...
...é que é assim :) quanto à arte contemporânea, e não me comparando de todo com um nome tão sonante, Goodness Gracious! eu não posso falar muito, pois numa das minhas exposições o meu Pai, frente à Vénus Objectivada (Concurso de Artes Inatel 2007 : : Vénus Objectivada/ Inatel 2007 Art Contest : : Objectified Venus ), perguntou-me o que era aquilo e eu ao dizer-lhe que era uma instalação, perguntou-me onde estavam os fios eléctricos (é que para o meu Pai, uma pessoa muito culta mas já com 82 anos, a Arte Contemporânea não faz muito sentido, digamos, usando um eufemismo....:)))...já os meus Amigos que me ajudaram a transportá-la chamavam-lhe "A Esfregona" e perguntavam-me na saída :) "olha, não queres deixar no lixo a Esfregona?"...tadita da Vénus Objectivada!!!, parte dela já foi para o lixo, só lhe resta a cara que anda aí algures que não no deserto do Saara Ocidental...tb, para vos ser franca, a maior parte das minhas obras daquele tempo já se desfizeram...sou muito simbólica- todos os objectos  que me lembram certos momentos vão para o lixo!...
...por falar nisso, a Criança tb deve partilhar dos gostos do meu Pai, ainda que tenha gostado muito das exposições por onde perambulou a Vénus Objectivada (ria-se que se partia, às vezes, pois tem um sentido de humor muito engraçado!!! :)))), dado que, na magnífica exposição de Arte Contemporânea do Museu Colecção Berardo a que fomos, um dia, as duas com a minha irmã e sobrinha, confundiu uma instalação em forma de caixote com um banco e só lamentou ter perdido, nesse dia, os óculos escuros da Barbie para apanhar uma seca :))) bem, lá gostou de um quadro da arte pop com um hamburguer :)))...e não é que a cachopa, um dia, me chega a casa com um desenho super-hiper-mega estranho, depois de uma excursão com a Escola? bem, apanhei um susto!!!- conclusão :) tinham levado as Crianças a ver a exposição das obras de Paula Rego no Centro Cultural de Cascais...levar Crianças a ver Paula Rego, uma pintora que eu adoro e que é um orgulho nacional, mas cujas obras até chocam um adulto? vão-se pedagogizar!...se bem que a história por uma Criança contada que dali saiu foi bastante esclarecedora...
...há obras desta grande pintora no MCB, mas a Criança limitou-se à art pop...

Sem comentários: