cuore busy nest

cuore busy nest : . "A ciência nada tem a ver com o inefável: ela tem de falar a vida se quiser transformá-la"Roland Barthes, 1958 (ed. 1997 : 183) : . "Os Céus Dispensam Luz e Influência sobre este mundo baixo, que reflecte os Raios Benditos, ainda que não Os possa recompensar. Assim, pode o homem regressar a Deus, mas não pode retribuir-Lhe" Coleridge (maiúsculas acrescentadas :)

main images source :) we heart it ©

sexta-feira, março 23, 2012

:) da série :) esqueci-me do Dia da Poesia, mas Este deveria ser o dia-a-dia :)

...engraçado como as leituras de superfície rotulam Florbela Espanca como uma sado e/ou masoquista tipo :) "Florbela, Espanca-me!" e/ou "Sim, Florbela Sou, Espanca-me!", quando, a meu ver, tanto esta Poetisa como Camões Amavam, antes de tudo, O Próprio Amor Platónico, como uma Fonte de Elevação Anímica...
...eu e um Amigo, que toda a gente sempre estranhou e estranha mantermos incólume, por tantos anos, uma Simples e Fraterna Amizade, tipo de Amor que se distingue, claramente do Erótico (eu cá acho que todo aquele que considera que um homem e uma mulher não possam ser apenas Amigos é uma atrasado mental e pronto!, próprio de uma sociedade provinciana não cosmopolita- nas grandes cidades- Londres, Paris, Nova York tal seria impensável e por isso é que séries como Friends reflectem essa mentalidade arejada que não bafienta!!!...:) bem, mas por tanto da FE gostarmos, a par dos sonetos de Camões, costumávamos, na Faculdade, subverter maliciosamente, os de Ambas Estas Puras Almas- partíamos o côco a rir e não achávamos tal um sacrilégio, era um mero exercício galhofeiro inofensivo- que quereis'??!!! havia muitos tempos mortos, embora tivéssemos uma disciplina imperdível onde ríamos até ao chão e que nos servia de inspiração!!! estranhamente, hoje, apesar de mantermos o mesmo tipo de humor, a velhice e os desencantos da Vida já nos desvitalizaram um bocadinho, mas continuamos a ter os nossos momentos, tantos deles, auto-irónicos- os melhores!!!...
...bem cá vai um soneto de (a) FE e outro de (b) LVC que, outrora, subvertemos, não dedicados a ninguém em particular, mas a Esse Elevado Sentimento que nos Mantém A Centelha da Vida no Coração, Seja ou não Correspondido (aí está o busílis da questão... :)

photo:) Tim Walker
(a) "Saudades
"Saudades! Sim.. talvez.. e por que não?...
Se o sonho foi tão alto e forte
Que pensara vê-lo até à morte
Deslumbrar-me de luz o coração!

Esquecer! Para quê?... Ah, como é vão!
Que tudo isso, Amor, nos não importe.
Se ele deixou beleza que conforte
Deve-nos ser sagrado como o pão.

Quantas vezes, Amor, já te esqueci,
Para mais doidamente me lembrar
Mais decididamente me lembrar de ti!


E quem dera que fosse sempre assim:
Quanto menos quisesse recordar
Mais saudade andasse presa a mim!"

Florbela Espanca, in "Livro de Sóror Saudade" (fonte :) http://www.citador.pt/poemas/saudades-florbela-de-alma-conceicao-espanca :)

"Amor é um Fogo que Arde sem se Ver

photo:) Tim Walker
"Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder;


É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?"

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"



(fonte :) http://www.citador.pt/poemas/amor-e-um-fogo-que-arde-sem-se-ver-luis-vaz-de-camoes :)

...agora, um fundo musical congruente com Esta Elevação Amorosa que Está tão Associada à Ascese (tanto Florbela Espanca como Luís Vaz de Camões Foram, antes de mais, Dois Gandes Místicos...:)...engraçado como, neste campo, não me posso queixar- aparte amores mais light, tive 4 (eu disse 4???!!!! acho que foram 5...:) Grandes Amores na minha vida, até hoje, aos 43 anos, e sei que quem mais me Amou não foi correspondido como deveria e o inverso tb è vero, mas pensando bem, Quem sempre foi o Meu Máximo Amor É/Foi e Será Ele Próprio na Sua Magnificência! sinto-me tão privilegiada quando posso sentir que o meu coração bate, como se fosse a primeira vez, perante certa pessoa que até pode não ser a Pessoa Certa!  é por isso que, depois dos desencantos, fico no meu canto a enlutar-me até poder vislumbrar uma folhita a despontar num terreno Africano...no fundo, só depois de uma queimada, posso voltar a sentir-me Inocente para poder ser Digna desse Sentimento que nos Faz subir os Himalaias a pé!




Sem comentários: